Migração Qlikview para Qlik Sense. O que tenho a ganhar?

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Qli[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column offset=”vc_col-lg-9 vc_col-md-9″ css=”.vc_custom_1452702342137{padding-right: 45px !important;}”][vc_custom_heading source=”post_title” use_theme_fonts=”yes” el_class=”no_stripe”][stm_post_details][vc_column_text css=”.vc_custom_1600476045533{margin-bottom: 20px !important;}”]Tanto Qlikview quanto Qlik Sense são aplicações de análise de dados da fabricante Qlik. Mas apesar te ambas serem desenvolvidas pelo mesmo fabricante, possuem muitas similaridades e diferenças.

 

Vamos falar um pouco sobre as principais delas.

As duas soluções utilizam o poderoso motor associativo da Qlik, onde nos permite descobrir insights escondidos.

Portanto, se você está acostumado a ter a visibilidade dos valores excluídos através e possíveis do Qlikview, não perderá nada no Qlik Sense.

 

– Scripts (ETL) e Set Analysis:

Se você está preocupado em ter que aprender uma nova linguagem para os scripts de extração e transformação, pode ficar tranquilo.

O mesmo script AQL que é escrito no Qlikview, com todas as funções padrões e toda a sintaxe permanece a mesma no Qlik Sense. Somente acrescentando algumas melhorias

como a forma de criar as pastas e conexões de dados no Qlik Sense.

Isso facilita muito a migração das ferramentas pois a manutenção será mínima para efetuar a migração dos scripts.

 

Vantagens:

 

– Self-service

O Qlik Sense é uma ferramenta self-service de descoberta e análise de dados. Portando, você não precisa ser um desenvolvedor ou um cientista de dados para desenvolver em Qlik Sense. O visual moderno e intuitivo facilita o desenvolvimento de dashboards somente arrastando e soltando os componentes e combinando com as medidas e dimensões. É claro que projetos mais complexos exigem ser desenvolvidos por especialistas, mas isso não impede de usuários desenvolverem análises poderosas. É possível encontrar material e conteúdo bem rico para quem quer aprender a fazer suas próprias visões.

 

 

– Produtividade

Ainda não é possível migrar a parte visual do Qlikview para o QlikSense de forma automática. Podemos aproveitar o código em set analysis dos componentes mas não podemos copiar e colar os gráficos como é possível fazer com os scripts de carga dos dados. Mas posso te assegurar que a produtividade em desenvolver os gráficos no Qlik Sense aumentou em muito. O mesmo gráfico que fazia no Qlikview em 5 minutos, no Qlik Sense gasto menos da metade do tempo.

 

 

– Criação de Histórias

As Histórias permitem o usuário formatar suas visualizações em slides fáceis de entender. Você pode compartilhar com outras pessoas que trabalham no mesmo departamento. É um recurso muito utilizado para apresentações periódicas como apresentações de resultado mensal entre outros. Também é possível salvar as histórias em pdf ou power point para serem utilizadas fora do Qlik Sense.

 

 

– Visual

Além dos gráficos ficarem muito mais bonitos e agradáveis no Qlik Sense, temos uma variedade muito maior de gráficos disponíveis. A Qlik nunca para, e a cada versão trimestral lançada é liberada uma nova gama de visualizações e funcionalidades nos gráficos.

Uma diferença crucial é análise geoespacial, O Qlik Sense já vem nativamente com uma poderosa ferramente de visualização de dados geográficos. Com ele é possível facilmente desenvolver análises exploratórias com mapas descendo ao nível desejado no mapa. É surpreendente o potencial dessa ferramenta.

Além da beleza dos gráficos, tudo que é apresentado nos dashboards do Qlik Sense é responsivo, ou seja, em qualquer plataforma que você precisar visualizar os gráficos serão adaptados ao tamanho da tela. Seja um tablet, um celular ou uma televisão.

 

Filtros:

– No quesito filtros, considero que a disponibilidade das informações filtradas no Qlik Sense melhorou bastante em relação ao Qlikview, pois tudo que é filtrado é exibido na barra superior da tela, facilitando muito a mudança dos filtros pelo usuário.

 

Ainda está na dúvida se deve migrar os seus projetos Qlikview?

Entre em contato conosco para avaliarmos o seu ambiente sem compromisso.

[/vc_column_text][stm_post_bottom][stm_post_about_author][stm_post_comments][stm_spacing lg_spacing=”80″ md_spacing=”80″ sm_spacing=”30″ xs_spacing=”20″][/vc_column][vc_column width=”1/4″ offset=”vc_hidden-sm vc_hidden-xs”][stm_sidebar sidebar=”527″][stm_spacing lg_spacing=”40″ md_spacing=”40″ sm_spacing=”40″ xs_spacing=”40″][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row” css=”.vc_custom_1459505959648{margin-bottom: -60px !important;}” el_class=”third_bg_color”][vc_column][vc_cta h2=”Gostaria de marcar uma reunião ?” h2_font_container=”font_size:20px|color:%23ffffff|line_height:24px” h2_use_theme_fonts=”yes” shape=”square” style=”flat” add_button=”right” btn_title=”Eu Quero” btn_style=”flat” btn_color=”theme_style_2″ btn_align=”right” use_custom_fonts_h2=”true” btn_link=”url:%23||” el_class=”third_bg_color” css=”.vc_custom_1597368354590{margin-bottom: 0px !important;}”][/vc_cta][/vc_column][/vc_row]