Mercados dinâmicos e conectados nos impõem desafios cotidianos para que nossos processos sejam eficazes em relação aos nossos objetivos. O excesso de burocracia nos traz diversas consequência negativas, como decisões precipitadas, retrabalho, desperdício de tempo e altos custos operacionais. Para garantir maior eficiência nos processos de na empresa, se faz necessário a utilização de métodos de registro de dados que possibilitem controle, segurança e maior acessibilidade a informações relevantes para os processos de decisão, sendo estas devidamente direcionadas aos responsáveis por cada operação da empresa. Contudo, o que se percebe na prática, é que muitas empresas acabam criando processos altamente burocráticos, não eficientes e em última instância, pouco relevantes para os resultados. 

Este tipo de equívoco gera inúmeros prejuízos a organização, afetando todas as suas linhas processuais e gerando consequência negativas em diversas frentes, afetando produtividade, entrega de valor aos clientes e principalmente, afetando a capacidade de reação da empresa a situações mercadológicas eminentes. Em função disto é altamente recomendável buscar a promoção constante de desburocratização da análise exploratória de dados da organização. Possibilitar acesso direcionado a um conjunto de dados essenciais para determinadas operações, em tempo hábil para que os responsáveis possam ter autonomia baseada em dados que gerem informações relevantes para os processos de tomada de decisão é essencial para o sucesso de operações estruturadas. Fazer isto de forma desburocratizada evita uma série de contratempos negativos para a fluência dos processos. 

Devemos considerar que a maioria das pessoas já não fica confortável em lidar com situações cotidianas com excessos de burocratização, que parecem atravancar os objetivos das ações ao ponto delas não compensarem mais sob o ponto de vista do observador. E isto é terrivelmente daninho para os resultados, pois muitas das ações necessárias do cotidiano ficam amarradas a esta rede burocrática que impede o acesso a informações fundamentais para determinados setores ou profissionais da empresa que necessitam tomar ações concretas e determinadas e um curto espaço de tempo.  E isto pode gerar entre outros problemas: 

Retrabalho: Muitos profissionais por não estarem de posse destas informações acabam tomando decisões equivocadas, as quais precisaram ser corrigidas logo a frente, gerando desperdício de tempo e recursos. Em muitos casos boa parte do tempo é gasto em processos burocráticos os quais não geram qualquer valor ao cliente final.  Um outro grande problema em relação a burocratização é o mal aproveitamento de pessoas ou equipes de trabalho, que consomem tempo na manutenção destes processos que por muita das vezes não são o objeto fim de suas entregas dentro do fluxo operacional da organização. E todo este tempo poderia ser consumido no aprimoramento dos processos internos da empresa.  

Aumento de Custos Operacionais: Fundamental para este entendimento, saber que toda e qualquer atividades gera algum tipo de custo financeiro. E por óbvio, todo custo gerado com processos burocráticos acabam por se constituir em despesas, pois não estão ligados a processos produtivos. E isto em linhas gerais é um grande prejuízo para a organização.  

Entre as grandes dicas para a desburocratização de uma organização, esta a democratização da análise exploratória de dados. Promover o devido acesso a ferramentas que possibilitem acesso exploratório a dados da organização em linhas gerais pode otimizar seus fluxos de trabalho, promover melhor comunicação entre equipes, descentralizar informações relevantes aos macroprocessos e centralizar informações essenciais para os tomadores de decisão. Facilitar este acesso pode fazer toda a diferença nos resultados. Portanto, investir em ferramentas e tecnologias que possibilitem este processo é indispensável. 

Com a ferramenta certa sua gestão fica mais eficiente, o acesso aos dados essenciais pode ser democratizado com segurança e isto gera resultados e agrega valor. A busca pela  eliminação da burocracia na análise exploratória de dados também eleva a rentabilidade do seu negócio ao longo do tempo.

Ficou interessado? Acesse www.dglserv.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *